terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ibope, 2º turno: Bolsonaro tem 59%, Haddad: 41%

Jair Bolsonaro (PSL) está com 59% dos votos válidos contra 41% de Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (15). O cálculo exclui aqueles que irão votar nulo ou branco e também os indecisos. Levando em conta o eleitorado total, o capitão reformado lidera por 52% a 37% do ex-prefeito de SP. Há ainda 9% dispostos a anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder. 

Ainda segundo a pesquisa, 47% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum em Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial. Por outro lado, 35% do eleitorado afasta a possibilidade de votar em Jair Bolsonaro (PSL). O Ibope levantou o potencial de voto de cada um dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição. Somando a quantidade de pessoas que votariam “com certeza” e as que “poderiam votar” em Bolsonaro, o potencial do candidato chega a 52%. Já o do petista é de 39%.

Entre os entrevistados, 41% declaram que “com certeza” votariam em Bolsonaro para presidente, enquanto que 35% dizem que não votariam nele “de jeito nenhum”. O porcentual respondendo que poderia votar no candidato do PSL é de 11%. No levantamento, 11% dos eleitores não o conhecem o suficiente para opinar e 2% responderam não saber se votariam em Bolsonaro. 

A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e a TV Globo, ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário