quinta-feira, 22 de março de 2018

Hospital Costa do Cacau realiza Feira de Saúde


Um espaço dedicado a oferecer orientações para uma vida saudável, esse é o objetivo da I Feira de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que será realizada nos dias 26 e 27 de março. 

O evento marca os 100 dias de funcionamento da unidade e estará aberto ao público de 08h às 18h, em frente ao ambulatório. Março é o mês dedicado à mulher e para contemplar essa data, a unidade móvel de mamografia realizará um mutirão instruindo as mulheres sobre o autoexame de mamas para possível detecção de nódulos. 

O evento é aberto a população de Ilhéus e municípios circunvizinhos, contudo as mulheres têm atendimento especial. Os serviços de mastologia têm papel fundamental na preservação da saúde feminina. A faixa etária para realização do exame de mamografia é de 50 a 69 anos, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para rastreamento preventivo do câncer de mama. As interessadas devem comparecer portando cartão SUS, documento de identidade (RG) e comprovante de residência atualizado, ambos original e cópia. Serão realizados 280 exames, em dois dias de permanência da unidade móvel. 

Contudo, vale lembrar que as mulheres que fizeram mastectomia (remoção de uma ou ambas as mamas) ou cirurgia para a retirada de nódulo devem procurar um centro de referência. “A finalidade é ofertar ações que auxiliem a população a olhar para a própria saúde, através de atendimentos e orientações básicas”, explica o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger. A Feira de Saúde conta com o apoio da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado) e da Delfin Medicina Diagnóstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário