quarta-feira, 26 de abril de 2017

Greve Geral: veja os serviços que não devem funcionar em Itabuna na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (28), diversas categorias estão planejando paralisar as atividades em todo o país. A greve geral foi convocada por centrais sindicais com o objetivo de realizar uma manifestação contra as propostas de reforma da previdência e trabalhista, entre outras reivindicações. 

O Verdinho entrou em contato com centrais sindicais para saber o que deve funcionar e que deve paralisar na cidade de Itabuna. 

 Veja o que diz cada categoria: 

 *Comércio 

Eduardo Carqueija, presidente Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna (Sindcom), afirma que o objetivo é de que o comércio funcione na sexta-feira. "Tem o seu direito de fazer o seu movimento, o seu protesto, mas não tem o direito de impedir as pessoas de trabalharem e nem do comércio funcionar. Tivemos três semanas com feriados, dia 1º será o feriado do trabalhador. O comércio irá funcionar normalmente na sexta (...) Esperamos que tudo transcorra bem, que façam o movimento, mas não vamos aceitar fechar o comércio de novo. Não somos contra o movimento, que façam a paralisação deles, mas quem quiser abrir seu comércio e trabalhar, não será impedido", explicou Carqueija. 

Apesar da intenção dos donos de comércios de manter o funcionamento normal, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jairo Araújo, informou ao Verdinho que uma assembleia foi realizada no último dia 13 de abril, na qual ficou decidida a paralisação no dia 28. Ele conta que desde então a categoria vem sendo mobilizada e que, por isso, o comércio não deve funcionar na sexta. "Não vai funcionar em virtude das reformas do Governo Michel Temer que retira direitos dos trabalhadores", explica Jairo.

 *Bancos 

 A equipe do Verdinho tentou contato via telefone com Jorge Barbosa, presidente do sindicato dos bancários, mas não obteve sucesso. Em uma nota no site do sindicato, há uma nota convocando os bancários a participarem de Assembleia Geral Extraordinária às 18h desta quarta-feira (26). Segundo a nota, "a pauta da assembleia será a construção da greve na próxima sexta", indicando que a categoria também pode paralisar. 

*Polícia Civil 

Segundo Mário Filho, diretor do Sindicato dos Policiais Civis, em Itabuna, os policiais civis da Bahia decidiram em assembléia que a categoria irá apoiar o movimento, mas apenas aqueles policiais que estiverem de folga irão participar das manifestações. Os policiais de plantão "estarão presentes em seus postos de trabalho realizando a operação padrão", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário