segunda-feira, 9 de março de 2015

Lutas das mulheres são destacadas na entrega da Comenda Otaciana Pinto

As lutas das mulheres para conquistar novos espaços na sociedade foram destacadas durante a cerimônia anual de entrega da Comenda Otaciana Pinto, realizada em Itabuna neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher. A honraria lembra a trajetória de Dona Otaciana Pinto, professora, parteira e vereadora que se destacou na cidade durante o século passado. 

A comenda foi entregue a 21 mulheres reconhecidas por sua contribuição à sociedade local, nas mais diversas áreas. Entre as homenageadas, havia professoras, profissionais de saúde, advogadas, servidoras públicas, empresárias e líderes comunitárias. “Falar da mulher é retratar uma história de lutas e conquistas”, resumiu em seu discurso o presidente do legislativo municipal, vereador Aldenes Meira (PCdoB). Ele observou que a mulher superou desafios e quebrou tabus “no mercado de trabalho, na política e na família”. 

As conquistas da mulher foram também destacadas pela vereadora Valéria Morais (PSC), que falou como uma das representantes femininas na Câmara. Pelas homenageadas, quem discursou foi a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro. adelia 2Fizeram parte da mesa da cerimônia, além do presidente da Câmara, o primeiro-secretário do legislativo, Antônio Cavalcante (PMDB), e o segundo-secretário Ailson Sousa (PRTB). 

Complementaram a formação as duas vereadoras do município, Valéria Morais e Carmem do Posto Médico (Pros); o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior (PCdoB); o promotor público Alan Góes, que representou o Ministério Público Estadual; e o vereador Ruy Machado (PTB), na condição de ex-presidente da Câmara. 

Compuseram a relação de homenageadas as senhoras: Dinalva Melo do Nascimento (secretária municipal de Educação), Noélia Lima Souza (professora), Luzia Lima Silva (servidora pública), Rosimeire dos Santos Guerra (professora e gestora escolar), Maria de Lurdes Matos (assistente social), Nereiba Xavier dos Santos (enfermeira), Delce Sacramento Borges (professora e advogada), Suely das Neves Santos (sindicalista), Maria Auxiliadora Valgueiro Costa Silva (assistente social), Miralva Moitinho Sousa (professora e gestora escolar), Maria das Graças Torres (advogada), Adélia Pinheiro (médica e reitora da Uesc), Maria da Paz (líder comunitária), Maria Iêda Rocha Pinho (empresária), Marly Costa Antunes (empresária), Viviane Ferreira de Souza (enfermeira), Maria Laura de Oliveira Gomes (professora e advogada), Valdenice Carvalho de Jesus Menezes (empresária), Maria Raimunda de Jesus Nascimento (servidora pública), Maria das Graças Garcia Machado (professora) eJúvia Gualberto Dantas (professora e desportista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário