domingo, 1 de março de 2015

Augusto Castro mobilizou sociedade para combate à violência em Itabuna

Autoridades e representantes da rede de proteção a crianças e adolescentes em situação de risco de Itabuna se reuniram nessa sexta-feira, 27/02, para discutir o alto índice de violência seguida de homicídios e buscar uma solução para o problema que aflige as famílias do município e região Sul. 

A reunião que foi organizada pelo deputado estadual Augusto Castro, líder do bloco partidário PSDB/PRB/PSC e membro das comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e de Saúde e Saneamento. A mobilização do grupo que estava previsto para se iniciar,ás 14 horas, visitou o Espaço Grapiúna Cidadão, onde crianças e adolescentes em conflito com a lei cumprem medidas socioeducativas; à Casa de Saúde São Judas Tadeu (hospital psiquiátrico que fechou recentemente) e à ala de custódia de menores infratores no complexo policial. Às 16 horas foi realizada uma reunião no Hotel Tarik. 

A mobilização contou com a participação do juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude (Vara de Execução de Medidas Socioeducativas), Comarca de Itabuna, Marcos Antonio Bandeira; do defensor público Washington Luiz Andrade, da 10ª DP Infância e Juventude; do comandante do 15º Batalhão de Itabuna, coronel Ubiraci Barbosa da Silva; do coordenador da 6ª COORPIN em Itabuna da Secretaria de Segurança Publica do Estado da Bahia, Evy Paternostro; de Roberto José da Silva, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabuna – CMDCA; do promotor público Fabrício Guida de Menezes, da 12ª Promotoria da Infância e Juventude de Itabuna; de representantes do Conselho Tutelar de Itabuna. 

O empresário Eduardo do IDEAL TECIDOS. O deputado Augusto Castro também convidou o prefeito Claudevane Leite, mas o mesmo não compareceu. Mas compareceu o secretário municipal de Ação Social, José Carlos Trindade, a Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Ailson Sousa, Chico Reis e Zé Silva, Grupo de Ação Comunitária de Itabuna e os clubes de serviço Lions, Rotary e Maçonaria. “Ter uma cidade menos violenta é interesse de toda a sociedade”, explica Augusto Castro. 


Foram abordados assuntos referentes a necessidade da reabertura da casa de custodia de adolescentes, criação da casa de recuperação para dependentes químicos, além do combate e prevenção às drogas nos jovens e adolescentes, utilizando os pilares de sustentação: ação social, educação, esporte e cultura. Segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que foi divulgada à imprensa em 28/01/2015, no Rio de Janeiro, e Itabuna lidera em número de homicídios na faixa etária entre 12 e 18 anos nas cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário